segunda-feira, 18 de maio de 2015

Atenção, Ávidos Ouvidos: Novo Curso!

"a canção e seus sentidos é o nome do curso
em que praticamos o rito de uma escuta intensa sobre
um repertório simbólico cotidiano"


Depois de um ano sem a realização do curso que gerou este blog, voltamos a ofertar vagas e, agora, com um programa reformulado, ampliado, e com nova locação (estamos dando aula em um espaço mais adequado, ainda na Vila Brasil, centro de Londrina).  Mas calma, eu vou explicar o que é esse tal curso e como ele funciona, e consequentemente dar uma chave de leitura para as palavras, sons e imagens que residem neste espaço virtual. Você me conhece? Talvez sim. E se sim, muito provavelmente deve ter me visto meio louco tagarelando sobre canção ou hip-hop por aí. Será que eu tava falando de Racionais de novo? Putz, foi mal. Mas, se você tem a intenção de se aproximar, como alunx ou leitor(a), acho que é bom já ficar avisado.

Se você não me conhece; muito prazer! Sou o João de Carvalho. Tanto o tal curso como o blog são vozes da minha cabeça. E à propósito, você já assistiu minha entrevista no Conversa de Varanda, da Gisele Almeida? Não? Então dá uma olhada lá antes de seguir lendo, isso talvez te incentive a fazer o curso, ou continuar na leitura, ou sirva ainda pra te alertar que o que você procura não está aqui. Mas antes de partir, veja o vídeo:


Legal, né?! Mas ó, este vídeo não é um retrato atual, depois disso que foi registrado eu aprendi muita coisa. Verdade. De lá pra cá, devorei muitas almas mais. Me aproximei da yoga, do hip-hop e aprendi a correr. Digo isso pois isso estará presente na aula, em forma de conteúdos e perspectivas metodológicas, temas e atividades. O vídeo me registra em um momento que estou "preparando o salto", pra usar as palavras do mestre Siba. Eis que saltei, e meus saltos permeiam a sequencia dos posts desse blog (se você é leitor/amigo, tô chovendo no molhado). Compreende que pra entender o que é o curso, ou este blog, você precisa conhecer, ao menos um pouco, meus caminhos? Percorri diversas sendas, sempre acompanhado de meu violão e minhas canções. E pronto, já não estou mais falando de mim, e sim dessa Gaia Ciência, desse "saber alegre" que me persegue. Sou só mais um porta voz desse artesanato ancestral.

E então, você já se perguntou sobre o que é canção?
Já parou pra pensar em como as canções que você escuta dizem muito sobre você, pois te traduzem e te programam? Canção, à grosso modo, é música com voz. A música, que é a arte dos sons, é capaz de coisas que só a combinação e interação de sons pode produzir. São afetos de impossível definição. Já a arte da canção se utiliza dos poderes da palavra. E palavras apontam para o mundo. Assim, canções são memórias do mundo. Espelhos e balizas. Palavras são sons, presença, e imagem, ausência. Canção é tanto uma forma de música como uma forma de poesia. O repertório de canções que trazemos em nossa memória (mesmo que não saibamos as "letras" completas) formam parte considerável do estofo simbólico que nutre nossa psique. Nossa apreensão do mundo e, consequentemente, nossas respostas ao mundo costumam seguir de maneira muito próxima o enredo de cantos que interiorizamos. Pensando nisso, não seria interessante você compreender como funciona esta arte tão presente e perigosa? 

"os conteúdos foram sistematicamente separados
mas a dinâmica da aula flui como um rio
que ao correr da correnteza bebe a água de outros rios e esmigalha
a corrente e a certeza"

Eu já conduzi o curso 3 vezes em grupo (e já tive alguns alunos individuais que também passaram por este processo), com turmas heterogêneas e muitas vezes sem formação musical complementar. Posso dizer que foram experiências transformadoras. O curso começou programado para ser realizado em 4 meses. Mas foram entrando tantos conteúdos novos que agora me vejo com uma organização de 3 módulos de 4 meses cada. São 16 encontros de duas horas por módulo. Total de 96 horas de aula!

Não é objetivo geral deste curso formar cancionistas compositores. Esta é uma dúvida frequente. O objetivo deste curso é despertar nossa escuta crítica sobre a arte da canção. No fundo, é um curso de percepção. Mas é claro que para nos aprimorarmos na arte de composição de canções devemos aprimorar nossa percepção neste repertório. Isso é óbvio quando pensamos em música instrumental, onde, para adquirirmos a linguagem de determinado estilo precisamos, antes de tudo, aprender a perceber os elementos que estão em jogo. É assim com canção também, às vezes a brincadeira é a melodia, às vezes é o flow, tem caso que é a harmonia, noutros a atitude, em alguns o jogo está no que o ritmo faz com nosso corpo... resumindo, não é um curso de composição mas é um curso também indicado para compositores. É válido dizer também que atividades de composição, por vezes, aparecem como método para desenvolvermos nossa percepção, mas nunca com o objetivo na própria composição.

Manoel Bandeira, fazendo um som
Seria recomendável que x alunx tivesse uma prática musical ativa (tocar algum instrumento ou cantar), mas isso não é fundamental para fazer o curso. Da mesma maneira, é recomendável uma vida com prática poética (leitura e/ou composição de poemas), mas também não é condição essencial. Compreender razoavelmente bem história e geografia, do Brasil e do mundo (conseguir se perceber dentro de um processo histórico e social), ajuda muito a fluência do curso, mas também não é condição. Qual seria a condição para participar destes ritos de escuta crítica? Teria alguma, afinal? Talvez sim, penso que se você estiver mesmo interessado em fazer o curso - ou acompanhar minhas escutas no blog - você precisa de duas coisas: ousadia, para se lançar em escutas de coisas desconhecidas, e avidez por compreender o que entra pelos seus ouvidos. De resto, este 1 ano de curso trará o pensamento de figuras como Ezra Pound, Zé Wisnick, Luiz Tatit, Bakhtin, Paul Zumthor, Jung, Edgard Morin entre outros, que darão suporte para compreendermos alguns dos mistérios dessa arquetípica arte.

Sobre a dinâmica da aula? É fundamentalmente um curso de escuta de obras. Escutamos uma canção diversas vezes e debatemos sobre nossas percepções, já orientadas por leituras sugeridas, mas contando também com as vivências pessoais de cada um (isso quer dizer, também, que cada turma será uma história completamente diferente!). Mas para ativarmos nossa percepção sobre aspectos específicos do artesanato cancional, nada melhor do que nos exercitarmos dentro de atividades de criação. Não é na expectativa de realizar uma "obra de arte", mas sim de experimentar praticamente como funciona elaborar um material expressivo como a canção.

Mas, e aí? Ficou com vontade de fazer o curso?
Tá, falta falar da logística de hora, lugar e valores, né?!
Dessa vez eu não abrirei alguns horários definidos, onde os interessados se "candidatam". Farei diferente. O material do curso está separado e já estou à disposição para receber novas turmas que se formem autonomamente, com horário a ser negociado via telefone ou e-mail. O curso poderá funcionar com um único aluno ou em grupos de até 8 pessoas. Alunos que já cursaram o "A Canção e Seus Sentidos" podem se inscrever nos módulos 2 e 3 (o primeiro módulo também pode ser feito, mas seria uma retomada dos conteúdos do curso original, provavelmente com outros exemplos e certamente com outros debates).

"e eis que estou aqui
pra devorar e ser devorado
para somar e ser dividido
para cantar e ser decantado
pela escuta de vocês"

ps.: tô no tel.:3323-9933 / e respondo o e-mail: jocarv1984@yahoo.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário