quinta-feira, 26 de maio de 2016

Elza Soares e a violência contra a mulher no caos do país.

João de Carvalho


Está mais do que evidente que o golpe que efetuaram contra a democracia no Brasil possui uma natureza extremamente machista. Do preconceito linguístico (que nunca aceitou a expressão presidenta) aos comentários difamatórios (que chegou ao absurdo de produzir adesivos para carros, sugerindo o estupro de Dilma pela bomba de combustível), estava mais que evidente que o seria um golpe contra todas as mulheres. Não é surpresa a ausência de mulheres e negros no quadro deste governo ilegítimo. 

Mas ainda assim a vida vem e nos choca com mais absurdos. Ontem Alexandre Frota esteve com o novo ministro da Educação, APRESENTANDO PROPOSTAS para o novo governo! Você pode dizer que as propostas eram absurdas mesmo, e com certeza foram engavetadas. Mas o absurdo é ele ser recebido. Se qualquer um de nós, trabalhadores sérios da educação, quiséssemos este encontro será que teríamos? É claro que não é simples assim. Não sejamos ingênuos, como alguém como Alexandre Frota, que já confessou em uma entrevista (e confessou com orgulho) ter estuprado uma mãe de santo, como alguém assim consegue um encontro desses? Alexandre Frota é um personagem tão execrável que qualquer um que realmente se preocupa com a Educação em nosso país deve reconhecer o completo absurdo deste fato. 

E como se não bastasse acordo nesta quinta feira de Corpus Christi e vejo a notícia sobre a moça que foi estuprada por trinta homens, que filmaram e compartilharam o filme na rede. Me faltam palavras para este absurdo. Gostaria de compartilhar a leitura do texto TRINTA HOMENS, de Luara Colpa. Leiam.

Como busco acolho e compreensão nas canções escutar o disco da Elza Soares foi o que me restou.



Maria da Vila Matilde, composição de Douglas Germano, é a terceira canção do disco da Elza. O caso da moça que foi violentada por trinta homens é ainda mais estarrecedor quando percebemos que ele é apenas um dos milhares casos de agressões que o machismo impinge contra as mulheres diariamente, em seus muitos níveis, dos mais estarrecedores aos mais sutis. Como homem em processo de (eterna) reeducação, me sinto com uma profunda vergonha das minhas heranças machistas. Cantar junto com a Elza Soares ajuda-me muito nesse processo, lembra-me da importância da continuidade no avanço da desconstrução machista em nosso mundo, e no bizarro caso ocorrido, reforça-me a cede de justiça contra TODOS os CANALHAS que abusaram da moça.

Maria da Vila Matilde (Porque se a da Penha é brava, imagine a da Vila Matilde)
Douglas Germano

Cadê meu celular?
Eu vou ligar prum oito zero
Vou entregar teu nome
E explicar meu endereço
Aqui você não entra mais
Eu digo que não te conheço
E jogo água fervendo
Se você se aventurar

Eu corro solto o cachorro
E, apontando pra você
Eu grito: péguix guix guix guix
Eu quero ver
Você pular, você correr
Na frente dos vizinhos
Cê vai se arrepender de levantar
A mão pra mim

E quando o samango chegar
Eu mostro o roxo no meu braço
Entrego teu baralho
Teu bloco de pule
Teu dado chumbado
Ponho água no bule
Passo e ofereço um cafezim
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim

E quando tua mãe ligar
Eu capricho no esculacho
Digo que é mimado
Que é cheio de dengo
Mal acostumado
Tem nada no quengo
Deita, vira e dorme rapidim
Você vai se arrepender de levantar a mão pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário